quarta-feira, 22 de junho de 2022

Formação de professores de Ciências



A promoção da formação de professores, na área da pesquisa, requer o desenvolvimento de habilidades especiais. Devem ser criadas técnicas, processos científicos e empregados recursos tecnológicos.

Essa prática profissional, pedagógica, deverá facilitar o processo de ensino aprendizagem de Ciências Naturais. Podemos tomar, como ponto de partida, a disciplina da Química.

O material a ser apresentado, aos professores, deverá seguir estratégias educativas para o ensino. Para isso, devem ser desenvolvidas metodologias de aprendizagem baseadas em projetos. As sessões didáticas devem estimular o caráter investigativo e a autonomia do aluno durante o processo de construção do conhecimento.

O desenvolvimento de metodologias deve ser realizado com enfoque em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, devem ser construídas habilidades argumentativas que dê, ao professor, as capacidades de resolver problemas em sala de aula.

Destaco a Química, nesse contexto, por sua imensa utilidade prática. Porque ela contribui com a geração de matérias-primas para a produção de alimentos, medicamentos, moradias, roupas e geração de energia para transporte e comunicação tão essenciais ao nosso povo.

          A ideia que deveria predominar é a de desenvolver conteúdo para o ensino médio, compatível com a realidade discente, enfocando atividades experimentais, atreladas a parte teórica. Isto não apenas vai melhorar o ensino, como também introduzir aspectos interdisciplinares e sociais na ciência em geral. Mediante essa prática, o aluno poderá assumir, plenamente, sua cidadania e compreender o mundo à sua volta.

Encontramos motivação, para essa pesquisa, ao perceber que a educação científica não estava aproximando o conhecer e o fazer. Isto constatamos em nossa prática docente no ensino médio. Esta é uma tarefa difícil, numa sociedade como a atual, porque as teorias podem ser esquecidas a partir de uma crise essencialmente metodológica.

Um dos pontos investigados, que resultou nesta proposta, foi o Projeto de Ensino de Química e Sociedade, desenvolvido em 1996 no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade de Brasília, que objetivava produzir material didático para o ensino médio em Química.

Na expressão do idealizador do projeto mencionado no parágrafo anterior (Santos, 2005) deve-se “desenvolver um modelo curricular que busca superar essa dificuldade enfrentada pelos professores, mantendo-se o propósito de aprofundar as discussões CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), consistente com a análise crítica e interdisciplinar que fazemos em torno do contexto social científico-tecnológico”.

Livro "QUÍMICA. Desafios e Metas do Ensino"

https://clubedeautores.com.br/livro/o-ensino-de-quimica

(professoraelianeide@gmail.com)

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